DICAS PARA ESPAÇOS FITNESS EM CONDOMÍNIOS
Ter uma academia dentro do próprio condomínio residencial tem se tornado um diferencial cada vez mais valorizado por moradores. Além da comodidade e conveniência, proporciona uma opção prática e acessível para a prática de exercícios físicos. No entanto, projetar uma academia em um condomínio requer cuidados específicos para garantir um espaço funcional, seguro e atraente.
Em um condomínio o público que irá utilizar a academia é bem variado. Muitos moradores utilizam o espaço para condicionamento físico, outros para hipertrofia – e podem ou não estar acompanhados de um personal trainer. Também tem aqueles que irão utilizar o espaço para fisioterapia e recuperação física e motora. A idade dos moradores que utilizam o espaço também pode ser muito variada. Ou seja, um espaço fitness em condomínio precisa ser pensado e projeto para atender a diferentes idades e necessidades.
Compartilhe em suas redes sociais:
Espaço disponível
O primeiro passo é avaliar o espaço disponível no condomínio para a implantação da academia. Um projeto bem pensado deve otimizar o uso do espaço, garantindo que ele seja funcional e tenha equipamentos e acessórios que atendam às principais necessidades de quem vai utilizar o espaço.
Variedade de equipamentos
É importante que o espaço tenha uma boa variedade de equipamentos e acessórios. Uma ótima opção são os aparelhos multifuncionais, ou seja, aqueles que permitem a realização de mais de um tipo de exercício ou que trabalhem diferentes músculos.
Dois ótimos exemplos são:
- A Estação de Musculação Starke C9 com Smith 3D;
- A Estação de Musculação Multi 3 C/ Leg Press – Speedo.
Além de equipamentos de musculação, é preciso incluir equipamentos de cardio como esteiras, bicicletas ergométricas e elípticos, e acessórios como halteres, dumbles, elásticos e colchonetes.
Alguns exemplos de equipamentos e acessórios que podem fazer parte do projeto do seu condomínio:
- Esteiras: Temos modelos como a TR6 ou a TR8;
- Bicicletas: Temos modelos spinnig como a IC3 ou a nova S1X, além de diversos modelos de bicicletas ergométricas;
- Elíptico: O modelo E55 é ótimo para atender condomínios;
- Acessórios: Temos diversos tipos de acessórios que podem fazer parte da academia do seu condomínio.
Ambiente agradável e motivador
Um espaço agradável e motivador pode ser um diferencial para atrair os moradores para a academia. Para isso, é necessário que, além dos equipamentos e acessórios, a academia conte com espelhos bem posicionados que auxiliem nos exercícios, mobiliários de apoio como nichos para guardar objetos, bancos e bebedouro. TVs são sempre bem vindas, principalmente quando instaladas em frente aos equipamentos de cardio.
Uma iluminação adequada vai garantir um ambiente convidativo e seguro.
Conforto
Para garantir conforto térmico é indicada a utilização de ar-condicionado, mesmo que o ambiente tenha janelas que abrem, pois assim é possível utilizar a academia durante o dia todo, o ano inteiro. Caso o espaço tenha bastante vidro e incidência solar, a solução é instalar telas (persianas) solares.
O conforto acústico se dá através da instalação de piso de borracha ou piso vinílico e aplicação de materiais que absorvam o som e vibrações, como forro de gesso e revestimentos de madeira que podem ser aplicados nas paredes e pilares. Dependo da localização da academia dentro do condomínio, será necessário investir em tratamento acústico.
A aquisição de equipamentos modernos e de qualidade, proporciona uma melhor experiência para os usuários, além de minimizar a frequência de manutenções e trocas dos aparelhos.
Em complemento, o condomínio pode criar informativos com orientações de uso e boas práticas para deixar visíveis na academia.
A Casa do Fitness possui profissionais que podem te ajudar a escolher os equipamentos adequados para o seu espaço fitness de condomínio. Clique aqui e fale com um de nossos especialistas em condomínios!
Bárbara Okasaki, é arquteta e designer de interiores, pós-graduada em gerenciamento de projetos e está à frente do escritório Bronte Arquitetura, onde desenvolvem projetos residenciais, comerciais e para o varejo – como academias.
Com mais de 20 anos atuando no mercado, antes de fundar a Bronte Arquitetura, Bárbara trabalhou em outros escritórios realizando tanto projetos de arquitetura residencial quanto de varejo para grandes empresas como Carrefour e Lojas Americanas. Foi coordenadora de projetos no Grupo Bioritmo Smart Fit onde participou por 5 anos de todo o processo, desde a concepção do projeto, até a inauguração de inúmeras academias por todo o Brasil.