PRINCIPAIS ERROS DE UTILIZAÇÃO QUE ESTRAGAM A ESTEIRA!
Se você é um usuário frequente de esteiras na academia ou em casa, é provável que já tenha passado por problemas de manutenção com o equipamento. A verdade é que, mesmo que as esteiras sejam projetadas para durar muito tempo, há uma série de erros comuns que muitos usuários cometem, que podem causar danos no equipamento e levar a problemas de manutenção.
Para ajudá-lo a evitar esses problemas, a equipe Astec Fitness, do grupo Casa do Fitness, compilou uma lista dos principais erros de utilização de esteiras que causam manutenção.
Compartilhe em suas redes sociais:
Erros de utilização mais comuns nas esteiras
– Correr ou caminhar segurando no painel
Segundo Eduardo Mariano, engenheiro de manutenção da Astec Fitness “isso pode danificar o suporte do painel, causando ruídos e até danos ao circuito eletrônico”. Sempre que for utilizar a sua esteira, certifique-se de segurar nas alças que estão posicionadas lá para isso.
– Falta ou excesso de lubrificação
A falta de lubrificação causa aumento do atrito entre a prancha e a lona, causando um superaquecimento nas peças, segundo Mariano, “isso pode gerar um desgaste prematuro das respectivas peças e causa aumento da corrente elétrica no circuito podendo danificar o motor e a placa/inversor do equipamento”.
Já o excesso de lubrificação pode deixar a lona mais pesada, o que pode acarretar em um “aumento da corrente elétrica no circuito e contaminar as peças eletrônicas e mecânicas, causando corrosão e derrapamento da correia de transmissão”, explica o engenheiro de manutenção.
– Armazenar ou instalar o equipamento em locais úmidos
A umidade é uma grande inimiga dos equipamentos que contém partes metálicas ou eletrônicas, como as seteiras, Mariano explica que a umidade “causa corrosão na estrutura metálica e danos ao circuito eletrônico do produto”.
– Uso de adaptadores de tomada
O uso de adaptadores inadequados no cabo de alimentação causa aumento de corrente, elevando o gasto de consumo da rede elétrica e alguns casos podem causar curtos-circuitos. Caso seja necessário o uso do acessório é recomentado que utilize filtros de linhas com certificação ABNT e não utilize outros equipamentos de alto consumo na mesma rede de instalação.
– Mau dimensionamento do produto
Importante antes da compra pesquisar e ver se o produto está adequado à necessidade de utilização.
Se o uso for destinado a longas corridas ou uso coletivo, os equipamentos com motores de corrente alternada são os mais indicados, porque suportam longas horas de uso ininterruptas e tem maior conjugado de partida (torque), suportando assim usuários mais pesados.
Para uso individual, com intervalos entre a utilização superior a 1 hora, caminhadas e corridas moderadas os equipamentos com motores de corrente contínua, podem ser uma boa opção. Pois como são equipamentos de menor porte físico, mais silenciosos e geralmente dobráveis, são indicados para residências.
Aqui fica o aviso de Mariano, “o importante é respeitar a limitação do aparelho e manter a manutenção em dia de acordo as orientações contidas no manual do produto”.
Então, agora você já sabe quais são os principais erros de utilização de esteiras que podem causar problemas de manutenção. Evitar esses erros simples pode prolongar a vida útil do seu equipamento, economizando tempo e dinheiro. Se você já cometeu algum desses erros, não se preocupe, agora você sabe como evitar problemas futuros.
Lembre-se de sempre ler o manual do usuário antes de usar a esteira, seguir as recomendações do fabricante e realizar a manutenção regularmente. Com essas dicas, você pode manter sua esteira em ótimas condições por muitos anos. A equipe Astec Fitness, do grupo Casa do Fitness, espera ter ajudado você a manter sua esteira funcionando perfeitamente! Caso precise de ajuda com a sua esteira, ou qualquer outro equipamento é só clicar aqui para encontrar a assistência técnica mais perto de você.